A importância do Footwork

14/11/2017

O Footwork é um exercício do método Pilates, feito no equipamento Reformer Universal que aqui vamos retratar. O objetivo principal é aquecer e tornar o corpo mais simétrico através do posicionamento correto dos pés criando uma conexão entre o corpo e a mente, partindo do posicionamento de um ponto fixo na posição Horizontal, isto é sem ação da gravidade. Ele é o primeiro exercício a ser feito no equipamento antes de iniciar outra sequência de movimentos. Joseph Pilates sabia que os arcos do pé quando bem definidos, favorecem uma boa distribuição da carga do corpo e conseqüentemente o bom posicionamento de todos os outros segmentos que virão acima dos pés.
Iniciamos o movimento no V Pilates (Toes), em Seguida no arco dos pés (Arches), calcanhares ( Heels) e por último o Tendon Stretch.
Em cada uma das posições estaremos estimulando várias ações musculares em diferentes ângulos, articulações, e consequentemente irá organizar e alinhar os segmentos ascendentes.
Segundo a Reflexologia, ao pressionar essas três regiões o praticante estará estimulando diferentes regiões do corpo: cintura escapular (ponta dos pés), órgãos da cavidade abdominal (arco transverso) e cintura pélvica e membros inferiores (calcanhares).
Levando em consideração nos aspectos citados, quando se tem um pé plano, a perspectiva de um joelho valgo é muito maior, desencadeando problemas nas articulações acima e também na biomecânica postural. Uma boa estratégia para começar o trabalho é posicionar no Arches (Arcos) dos pés, desta forma estimulamos os músculos intrínsecos e a projeção dos calcanhares para baixo da barra promovendo o alongamento dos sóleos, principalmente na volta do carro. No caso de um pé cavo, a perspectiva do joelho varo é muito maior, desencadeando problemas nas articulações acima e também na biomecânica Postural, o que seria eficaz o trabalho no Heels, diminuindo o arco plantar pelo alongamento dos flexores do pé.
Desta forma começamos a sessão de treino com nosso aluno, preparando a base de sustentação que seria o tronco para melhor organização, simetria, adquirido através dos 4 posicionamentos citados acima. Por isso é importante dizer que menos é mais, não adianta você querer evoluir sem antes ter uma base sólida, com um bom alicerce para vida.


Clério Muratori , PMA - CPT
Proprietário do Clério Muratori Pilates em Belo Horizonte - MG